José Neto's profile

Transient Emergency Housing Prototype

Projeto de conclusão de curso
Protótipo de Habitação Emergencial Transitória/ Transient Emergency Housing Prototype
Locação/Location: Cabo de Santo Agostinho, PE, Brasil.
Ano/Year: 2018.
Fachada frontal em perspectiva.
O aumento da população nas áreas urbanas cada vez mais escassas de espaço obriga uma parcela crescente de seus habitantes a se situarem em áreas de risco, tornando-os vulneráveis a acidentes ocasionados pela ação da natureza, eventos que colocaram o Brasil no ranking mundial de países atingidos por desastres naturais nos últimos anos. Acolher as vítimas desses eventos e impedir que novos desastres aconteçam atuando frente à população em áreas vulneráveis é um desafio global que merece ser contemplado através da arquitetura. 

O projeto refere-se a uma habitação completa, contendo uma sala reversível em quarto, cozinha, banheiro, terraço e área de serviço, totalizando 30m², o protótipo pode ser expandido para 47m² com a inclusão de mais dois quartos. Em seu módulo padrão, o protótipo é construído por: 02 peças frontais para o fechamento do abrigo com porta dobrável, 08 peças de fechamento externo, duas peças de fechamento interno com revestimento para área molhada, 02 peças de vedação da coberta, duas peças de coberta, 02 rampas com guarda corpo, 04 peças de fundação, 06 peças de viga de sustentação de piso, 05 lâminas de piso e peças sanitárias. ​​​​​​​
_______________________________________________________________________
Population growth in increasingly scarce urban areas forces a growing proportion of its inhabitants to be in risk areas, making them vulnerable to accidents caused by nature, events that have placed Brazil in the world ranking of countries. hit by natural disasters in recent years. Welcoming the victims of these events and preventing new disasters from happening to the population in vulnerable areas is a global challenge that deserves to be addressed through architecture.

The project refers to a complete housing, containing a reversible room in bedroom, kitchen, bathroom, terrace and service area, totaling 30m², the prototype can be expanded to 47m² with the inclusion of two more bedrooms. In its standard module, the prototype is constructed by: 02 front closure parts with folding door, 08 external closure parts, two wet-lined interior closure parts, 02 cover sealing parts, two covered, 02 ramps with railing, 04 foundation pieces, 06 pieces of floor support beam, 05 floor blades and sanitary parts.
Processo de montagem do protótipo.
Corte.
Utilizando a característica modular do abrigo, foi projetado um bloco habitacional padrão para a simulação de uma implantação em um contexto real no município do Cabo de Santo Agostinho-PE, cidade com o maior índice pluviométrico de Pernambuco em 2018 segundo a APAC-PE, apresentando potencial para riscos de desastres de origem hidrológica. A edificação proposta possui quatro unidades habitacionais, sendo duas no térreo estilo módulo expandido com dois quartos, uma no pavimento superior com a mesma configuração, e uma outra no modelo módulo simples afim de abrigar pequenas famílias de até 03 pessoas, tendo uma área de expansão sobre o bloco inferior, possibilitando aumentar o abrigo em caso de aumento da família, sendo no total 10 blocos com 40 unidades habitacionais. 
Fachada frontal do bloco de implantação.
Vista interna sala.
Vista interna cozinha.
Vista interna dormitórios.
Vista interna áreas molhadas.
“A casa é uma das maiores forças de integração para os pensamentos, as lembranças e os sonhos do homem (…) sem ela, o homem seria um ser disperso. Ela mantém o homem através das tempestades do céu e das tempestades da vida. É corpo e é alma. É o primeiro mundo do ser humano. Antes de ser “jogado no mundo” (…), o homem é colocado no berço da casa.”

G. A. Bachelard
Transient Emergency Housing Prototype
Published:

Transient Emergency Housing Prototype

Published: